29 de fevereiro de 2012

o bom e o bonito

Palavras para quê? 
Mais informações aqui.

galeria

Demoro eternidades a escolher uma fotografia para emoldurar, mas nada me dá mais prazer do que admirar a nossa crescente galeria de recordações familiares.

28 de fevereiro de 2012

Vou soltar o rapaz que tenho dentro de mim



Vasco, vai ser sempre a abrir! Cá te esperamos filho macho!

Ensaios



Duas crianças cheias de energia e com a mesma idade. Há cenários mais caóticos, eu sei, mas num breve espaço de tempo pudemos ter uma amostrinha do que aí vem... :D

27 de fevereiro de 2012

Receitas da Mamãe - Mousse de Chocolate



1 tablete de chocolate
1 ovo + 1 colher de açúcar por cada barrinha de chocolate (cerca de 6 a 8 ovos/c. açúcar no final)
1 pacote de 125gr de manteiga SEM SAL (normalmente a minha mãe não gasta o pacote todo)

**Lavar muito bem os ovos antes de os partir, visto que vão ser consumidos crus**

Derreter o chocolate com a manteiga, mexer com a colher de pau e reservar.
À parte bater as claras, quando começarem a ficar formadas adicionar o açúcar faseadamente e bater até ficarem muito firmes.
Adicionar as gemas à mistura de chocolate-manteiga e bater com a batedeira até ficar uniforme.
Incorporar a mistura de chocolate com as claras com uma colher de pau ou rapa-tudo; visto que o chocolate ainda deverá estar morno, fará com que derreta melhor o açúcar, mas também podem usar açúcar de pasteleiro (aquele fininho, chamado também de Icing Sugar). No final ainda dei uns segundos de batedeira na velocidade mais lenta de modo a desfazer os pontos de claras mais resistentes.

Refrigerar durante a noite e servir no dia seguinte. Fácil, fácil!

O resultado é bastante satisfatório e não fosse a quantidade louca de ovos crus, fazia isto já daqui a dias! Nesta receita optei por usar 7 ovos grandes e 7 colheres de açúcar branco, podíam ter sido apenas 6 colheres;) .

26 de fevereiro de 2012

Peteca


Outro dia fiz-me fotografar de peteca na mão, uma vez que suscitou alguma curiosidade, deixo-vos então uma breve explicação daquilo que se trata!
A peteca é uma espécie de volante de badminton em versão tupi guarani que significa "bater", mas simplificada e que permite um jogo de grupo composto no mínimo por duas pessoas. Abre-se a mão, atira-se a peteca ao ar e depois é acertá-la e atirá-la à pessoa mais próxima, e à outra e outra. O objectivo é "Não deixa a Peteca caír!!!!". Uma brincadeira muito divertida e que pode ser praticada em vários sítios por ser facilmente transportada para qualquer lugar (cabe em qualquer pochete que se preze).
Esta trouxe-me o meu irmão directamente da feira Hippie de Ipanema (Rio de Janeiro), um lugar a não perder em qualquer visita à terra-irmã. Aqui em Portugal nunca vi nenhuma, mas certamente que deve haver algures à venda.

25 de fevereiro de 2012

pinturices


Quando há tempo livre, entretemo-nos a fazer umas pinturices. Ultimamente tenho incentivado o uso de tinta aquosa, nomeadamente a Ecoline, que é uma espécie de aguarela, mas no estado líquido e muito concentrado. Usa-se uma quantidade ínfima de tinta, a qual ainda diluo em mais água e depois é aplicar em papel de aguarela que resiste a muita humidade própria da técnica. Ela adora, está mais habituada ao guache, lápis de cor e cera, mas mexer com tanta água, mais uma pipeta e panos é a loucura total, eu que o diga!! Normalmente faço-lhe um desenho prévio com caneta de acetato (resistente à água) e depois ela pinta como bem lhe apetece, e depois pinta papel, toalha, mangas de camisa,...




nota: o pincel que utilizámos não é o correcto, convém usar deste tipo.

24 de fevereiro de 2012

vai-se a ver...


... e ainda é um bebé*

21 semanas



Ai que eu já ando tão devagar... Se antes pedia para o maridão acelerar o passo, agora já lhe peço para abrandar porque o meu pedal já é curto. Uma tristeza!
Tirando essa constatação não há mais nada a acrescentar.

Este fim-de-semana, teremos mousse...

23 de fevereiro de 2012

o nosso local de trabalho



é um lugar onde nos sentimos em casa :)

Receitas da Mamãe - Arroz Doce


Tal como havia prometido, partilho então o arroz doce que a minha mãe faz enquanto está ao telefone. É muito básico, e até eu consegui ser bem sucedida!

1 chávena de arroz carolino
2 chávenas de água não temperada
2 chávenas de leite morno
1 chávena (pode ser mal cheia) de açúcar (usei amarelo)
1 ou 2 gemas, raspa de laranja ou limão, canela para o decor

Gente isto é assim, cozer o arroz na água até esta se evaporar mais a raspa de limão (o arroz deve ficar mesmo cozido nesta fase). Adicionar metade do leite morno e quando este tiver desaparecido, a segunda metade; quando a mistura ficar cremosa adicionar o açúcar. A gema é incorporada no fim, sendo que mamãe a desfaz num copo com um pouco de leite morno de modo a que o choque térmico na panela não seja tão grande. Quando a gema estiver quente e mole, deitar na panela e mexer muito bem. Dispor numa travessa e decorar com canela.

Perfeito para crianças, muito nutritivo, é bom quente e frio, sendo uma óptima sobremesa para todo o ano.

22 de fevereiro de 2012

Pequenas mudanças

Lentamente a nossa vida vai-se enchendo de pormenores que denunciam que em breve vai chegar um bebé a esta casa. Regressou a baby-coque que esteve emprestada e que é já um sucesso com a minha filha que se enfia lá dentro!!! com dois bonecos!!!! Regressam os mini bodies de verão e outras roupas frescas que estiveram emprestadas em outra casa e que agora repousam ensacados porque não tenho (ainda) a cómoda "nova" da Leonor que virá com a cama. A Leonor descobriu um cesto de verga onde separei os brinquedos de bebé com guizos e ruídos próprios para idades curtas. A minha agenda tem marcações, notas, papéis, desenhos que me recordam os meus afazeres ligados a este assunto. Visto os meus casacos de inverno e reparo que começa a ser evidente que este assunto passará a ser indisfarsável. Sinais dos tempos...

Receitas da Mamãe - Intro



A minha mãe faz 3 sobremesas que deliciam o pessoal cá de casa, não pela extravagância do sabor ou apresentação, mas pela simplicidade dos ingredientes, sua execução e porque ficam sempre bem. O resultado é um doce simples e eficaz, que nos faz repetir mais e mais, até ver o fim da travessa. Delicia filhos e familiares há anos, genros e nora, amigos em geral, e sempre que há festa familiar já sabemos que pelo menos um destes pratos poderemos contar.
Vou a partir de hoje reproduzir e partilhar estas nossas preferências. Não são segredos familiares, são receitas que toda a gente conhece e que por serem muito simples, facilitam em muito a escolha se tivermos uma festa ou recebermos bons amigos.

São elas: Arroz Doce, Mousse de Chocolate e Pudim de Ovos (que já vem da minha avó paterna)
Estejam atentas ;)

21 de fevereiro de 2012

Regredir...

Recebi a newsletter da mais velha que reza assim:

"The process of learning new skills is often "two steps forward, one step back." Regression is common in 2-year-olds partly because there are just so many new skills to juggle. They're also vulnerable to stresses that make them want to go back to familiar territory (diapers instead of that new potty) because it's more comforting. Be patient with little setbacks and remember that they're not permanent. "

Fico mais descansada em saber estes factos, visto que agora é choradeira para comer, choradeira para tomar banho, choradeira para ir para a creche eu sei lá!!! Já para não falar na saga das fraldas... Gostava de ter o prazer de receber o nosso segundo filho estando a primeira despachada e esquecida das fraldas :(  Vamos fazer os possíveis para resolver esta questão esta primavera.

20 de fevereiro de 2012

café com natas


Sempre que há morangos acompanhados de natas, coberturas de bolos ou outra coisa qualquer que envolva natas frescas batidas, lá vou eu sacar duas colheradas para juntar ao meu cafezinho expresso.
Não há melhor!!!

Jogo da Glória - estratégia mais recente para o jantar...

Remodelar o quarto

Em breve iremos proceder a remodelações do quarto de criança cá de casa. A minha primeira ideia foi a de aproveitar a minha cama de solteira, muito simples e jeitosa (tem dois grandes gavetões), que foi vendida aos meus pais há mais de 20 anos como sendo da Olaio, mas hoje em dia tenho as minhas reservas quanto a essa originalidade. Enfim, adiante, chegado ao acordo de "não vamos comprar uma cama nova", foi constatar que a bendita cama não é desmontável e que por sua vez está muito bem coladinha e sem folgas. Tirámos medidas, discutimos, reavaliámos a situação e eu continuo na minha a querer aproveitar a bendita cama. Ok, vamos lá seguir em frente com a ideia, e para concretizá-la, visto que não passará no corredor da nossa casa, a alternativa será serrá-la. Separar a cabeceira das ilhargas e zona do fundo e depois fazer a montagem com recurso a ferragens que serão adaptadas no interior da estrutura de modo que não se veja. Estou confiante, mas temo que a cama passe a ter uma resistência diferente daquela que sempre teve, no entanto não há alternativa de a meter cá em casa sem ser assim e eu não quero comprar mais nada!

Após esta operação de corta e cola, iremos cortar a estante que já existe neste mesmo quarto... nem quero imaginar!

18 de fevereiro de 2012

bonito



daqui :)

17 de fevereiro de 2012

20 semanas


Chegámos a meio caminho, vamos lá fazer um balanço da coisa.
Estar grávida a primeira vez não tem nada a ver com estar grávida pela segunda vez. É quase como aquela célebre frase de que "estar vivo é o contrário de estar morto"; Se da outra vez, andava sempre de livrinho na mão a consultar cada semana de evolução, desta vez o livro já tem uma camadinha de pó ali pousado na cabeceira. Se da outra vez ficava preocupada por ter uma vida muito corrida e andar sempre atrás dos comboios, se me enervava pelas horas de espera para consultas e exames, desta vez eu quero é ver a banda passar e há pouco que me tire do sério. Antes também ficava desperta à noite a pensar em doenças, complicações no parto, dores insuportáveis de amamentação e problemas afins, agora tudo me parece secundário e estou confiante nas minhas capacidades de gestão de stress e nas capacidades que o meu próprio corpo me poderá conceder.
Se até aqui é só um mar de pontos positivos, é também verdade que existe um outro lado da moeda. Se antes só havia sentido contrações no dia do parto, desta vez, já senti uma durante esta semana, fruto de algum cansaço físico motivado por uma avalanche de trabalho e sem dúvida pela dedicação que tenho que dar à minha mais velha. Ter uma criança de dois anos e meio para cuidar não é pêra doce, ainda me pede colo, tenho de a retirar da banheira, tenho de a enfiar na cadeira-auto, ajudo-a a calçar-se, vestir-se entre outras banalidades do dia-a-dia, que no fim das contas se traduz num exercício de levantamento de pesos diário. Este é o tipo de coisas para as quais as mães experientes de mais filhos, nos alertam e que nós ainda achamos que "sim, mas também" e depois vai-se a ver e é tudo verdade. Senti uma contração e vou ser mais ponderada agora nesta segunda metade, até porque cada vez vou perder maior mobilidade/agilidade, mas enfim, faz parte e não há como passar efectivamente pelas coisas para lhes darmos o devido valor.

16 de fevereiro de 2012

ai que me está a cair uma ficha!


Oh gente, após ler este bonito testemunho da ML, começou a crescer em mim a realidade de que a creche dela não irá abrir na próxima segunda E terça-feira! OMG mas eu preciso voltar para o escritório!!!
Eu realmente já tinha achado estranho a festa de carnaval da creche ser esta sexta, quando estava convencidíssima que seria na segunda-feira da semana que vem, mas agora eu vi a luz! tive uma epifania e isto só pode estar a acontecer porque na verdade o carnaval é feriado e a segunda-feira é tolerência de ponto - sim porque eu crominha inocente achava que o dia de ENTRUDO é que era a tal tolerância. Ai mas que grande confusão na minha cabeça :S

Amanhã vou confirmar estas informações, mas se entretanto alguém me puder dar uma palavra de alento eu ficarei agradecida.

---
Adenda ao post: O dia de Entrudo (terça-feira de carnaval) é tolerância de ponto, vede aqui a legislação, obrigada Mary, logo teremos uma ponte a uma tolerância. Bonito.

Adenda ao post #2: temos creche na segunda-feira! Boa!!

de hoje


Enclausuradas, é a palavra de ordem. ficámos aqui, trancafiadas, a gozar o sol pela janela. Demos banho ao Pocoyo, fizemos umas pinturices, pendurámos uns origamis, ela com ponta de febre eu com ameaços de ficar afónica. Ralhei-lhe ao lanche e sumiu-se-me a voz, fiquei altamente ridícula na minha tentativa de parecer mázona.
Ela anda boa, dentro do género constipada e desarranjada dos intestinos. Infelizmente vai falhar a festinha de carnaval :((( não faz mal, o carnaval é quando a criança quiser, e amanhã vai andar vestida de fada as vezes que entender. Prometo!

O fim-de-semana far-se-à com muitos disparos digitais e de rolo. Ando a testar um rolinho Ilford a preto e branco e já anseio terminar as intermináveis 36 fotografias :)

Agora vou só ali enfiar mais roupa na máquina de lavar que a montanha continua alta...

15 de fevereiro de 2012

update do dia

continuo constipada.
ela está constipada/febril.
já não vou ao escritório desde ontem e amanhã duvido que o faça.
ainda não fiz o raio do fato de carneiro.
sábado aniversário do marido.
tenho de descobrir uma fazenda boa para mandar estofar a minha cadeira "nova" do escritório.
sonho com a possibilidade de comer uma fatia de Floresta Negra este próximo fim-de-semana.
não tenho o nariz entupido, está bloqueado.
ainda penso que tive que decidir HOJE se queria ou não inscrever-me nas aulinhas pré-parto!
vejo as notícias na tv e só me dão náuseas e muita azia.

ela fez hoje 2 anos e meio - rica filha de mi corazón**

consulta-me

Pois é, já não me bastava OUTRA constipação para alegrar o meu dia, como ainda fui alvo de chacota da médica e enfermeira a propósito dos meus singelos 47kgs às 20 semanas de gravidez...

"Tão querida, tão levezinha :))))) e esta tensão arterial :DDD"
"vá, não se esqueça de comer 6 vezes ao dia e tomar 1 café"
"sim, sim!!"

certamente o meu momento alto do dia :D

14 de fevereiro de 2012

Total baby mode



Source: flickr.com via Sofia on Pinterest

um dia hei-de ter uma Blythe só para mim :)

Pânico

Realizei agora que a festa de carnaval dela É ESTA SEMANA!!!!!
OMG! tenho que fazer um fato inspirado nos animaizinhos da quinta. Vou inspirar-me na Ovelha Choné...

Source: google.com via Kelly on Pinterest

13 de fevereiro de 2012

um (novo) capítulo


Um capítulo pessoal, um bocadinho daquilo que pode ser um dia perfeitamente normal e corriqueiro.
Aqui, como de costume.
Desafio partilhado à distância com a Marta, aqui, depois de nos inspirarmos em Bleubird.

10 de fevereiro de 2012

19 semanas


Quase, quase a meio caminho desta gravidez e dou comigo atolada de trabalho que quase parece que caiu de para-quedas. Computadorzinho querido, estas semanas temos sido quase inseparáveis, e achei por bem que aparecesses na fotografia semanal, assim em jeito de homenagem ;)
Entretanto tive que remarcar a ecografia por causa do carnaval, mas afinal já não há carnaval, ora já não percebo é nada. Aguardemos portanto mais uns dias até à próxima conversa ecográfica, entretanto, bebé querido, fica na tua, manda os teus pontapés à vontade que eu cá estarei para os amparar, ok!

personagens de aguarela


Handmade Portraits: Sophie Blackall from Etsy on Vimeo.

Calhou ver este vídeo e lembrar-me das minhas infinitas viagens de comboio que perduraram 6 anos do meu passado recente. Calhou ver este vídeo e lembrar-me do quão especial é o domínio da aguarela, as nuances de cor, a qualidade do papel, a subtileza da pincelada. Muito bonito.

A propóstito lembrei-me desta linda música.

9 de fevereiro de 2012

momento cómico matutino


Trabalho com apple, falo com android. Não posso deixar de me rir :)))

++++++++

Estou/Estamos cheios de trabalho, ESPETACULAR!!!



Work It Harder Make It Better
Do It Faster, Makes Us stronger
More Than Ever Hour After
Our Work Is Never Over

8 de fevereiro de 2012

Kramer vs. Kramer






Já vi este filme umas duas ou três vezes ao longo dos anos, mas vê-lo agora é bem diferente. Este é um cenário que eu espero que os meus filhos nunca tenham de viver. Nem nós.


-----
Kramer vs. Kramer, Robert Benton, 1979

7 de fevereiro de 2012

do inverno

Depois de um serão forçado ao computador, levanto-me bem cedo para me sentar novamente à sua frente.
Vale-me o sol de inverno que entra pelas vidraças.

Senta-te direita

Source: stokke.com via Sofia on Pinterest


Retirámos-lhe a proteção dianteira, ela sente-se uma crescida!! Achamos que devíamos dar-lhe este voto de confiança após termos interrompido dois grandes momentos de escalada...

---

Ergonomia -  Disciplina científica relacionada com o entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. A ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador e à tarefa que ele realiza. A ergonomia baseia-se em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo a antropometria.

Antropometria - É o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes. As medidas antropométricas são fundamentais no acompanhamento do desenvolvimento infantil, área coberta pela Puericultura, ramo da Pediatria. A Ortopedia utiliza técnicas antropométricas várias no diagnóstico e tratamento de doenças desta área e nas fraturas. Qualquer doença que mude a forma ou o tamanho do organismo como um todo ou parte dele tem como parte do seu manejo o uso da Antropometria.


Adaptado de Wikipedia.

6 de fevereiro de 2012

Intervalo com Madonna



Mais uma vez não desiludiu ;)

the glow


http://www.theglow.com/

e já que anda meia blogosfera a falar em The Glow, eu que não sou menos que ninguém também falo porque gosto muito do que ali se vê.

"The Glow is a glimpse into the world of inspiring and fashionable moms."

eu II



tirando os projetos profissionais***, raramente concluo as coisas em que me meto. tenho muitas ideias, muito boa vontade, mas quem me conhece sabe que isto é a mais pura das verdades... mais vale rir :)))

***esta noite vai ser longa...

5 de fevereiro de 2012

Chill



Ontem adormeci sentada no sofá às 21:30, no mínimo uma visão deprimente... depois lá me arrastei até à cama da qual só me levantei às 08:00. Nada mal. Pior foi o trabalho que ficou por fazer, o que me dá a certeza de que irei ver hoje o superbowl até ao fim!

4 de fevereiro de 2012

só me apetece fugir


já não posso ver mais a minha secretária à frente. estou em modo bloqueio_de_fim_de_semana.
Grrr.....

ía já para aqui.

de domingo para segunda


ele estará a ver o superbowl, eu estarei (quase de certeza) a trabalhar no portátil. aguarda-me o intervalo do jogo com um mini concerto da madonna! Pausa para relaxar. Yey!

3 de fevereiro de 2012

18 semanas


Os dias passam tão a correr que quase nem dou conta que já é novamente sexta-feira. Precisava de mais horas para poder desfrutar desta gravidez que já se faz tão notada...

the crystal ship



Por razões que não sei bem explicar, este música remete-me sempre para ambientes gelados.
Remete-me também para os meus fofinhos 16 anos, as minhas amizades de sempre que perduram até hoje e que me aquecem o coração.

Olho para a minha filha e vejo que já está na altura de uma tesourada, já está com o look Jim Morrison... :)

2 de fevereiro de 2012

a blusa

Uma das peças que lhe comprei nos saldos (zara, of course...).
Quanto a mim, a blusa é das peças mais práticas do seu guarda-roupa, na estação fria dá para vestir por cima de golas altas justas e calças de ganga ou bombazine. Também fica bem por cima de um vestido de fazenda ou calções. Na estação quente dá para usar sobre a pele ou t-shirt de alças. Sempre que as vejo com padrões, dificilmente lhes resisto e esta não foi excepção, gosto de bolas e acho que os padrões divertidos assentam-lhe muito bem.
Uma tendência para continuar, certamente!

da publicidade

eu sou aquela que faz bonecos... 


genial

porque nem sempre a publicidade nos dá vontade de revirar os olhos...

1 de fevereiro de 2012

Frio



Já sabemos da previsão de frio glacial que vai chegar à santa terrinha daqui a nada. Estamos a postos.
Tomei a resolução de ir buscar o casaco que lhe comprei nestes saldos a pensar no inverno do ano que vem (tamanho 3-4 anos), é que se vem por aí um frio tremendo, mais vale estarmos bem preparados!