14 de setembro de 2012

consulta à moda da Troika

Hoje tivemos a consulta dos 2 meses do pequeno buda, para além disso ainda tivemos a consulta dos 3 anos da nossa mais velha, e como dizia o outro, "e ainda" tivemos a minha revisão do parto, TUDO na mesma hora, com a mesma médica e enfermeira. Oh pá eu gosto de aproveitar o tempo, um dos meus lemas é "tempo é dinheiro", mas isto hoje é que foi poupar!!!
Aquilo parecia a inspeção da tropa, fomos os três medidos, pesados, observados e revirados. Tivemos direito a inquéritos seríssimos, fazer o 4 e até uma pequena prova de desenho; tivemos vacinas injetáveis e bebíveis e ainda viemos para casa carregados de pílulas, análises para fazer e um pequeno souvenir para a mais velha.
É assim meus amigos que se fazem contas à vida no centro de saúde, vamos todos, não há problema nenhum, que se entretêm as crianças enquanto a mãe é observada e dá tudo certo. E deu!! Gostei muito, fomos todos despachados com atenção e assim eu evitei de fazer várias visitas ao local, ora com uma, ora com outro, ora eu própria com o meu apêndice de estimação.

Fazendo um exercício ao que se teria passado quiçá há um ou dois anos atrás, eu teria desembolsado com esta manobra cerca de 180euros (fora a vacina), hoje não gastei um cêntimo. São opções, e nós que entrámos no esquema troikiano de cabeça, tomámos a decisão de prescindir de obstetra e pediatra nesta útltima gravidez e para as consultas vindouras das crianças. Prescindimos, MAS, tendo a cabeça no lugar, sempre alertas a qualquer anomalia, que com a saúde não se brinca, principalmente com a dos filhos. Tomando como exemplo a nossa filha mais velha, que tem tido a felicidade de ser muito rija e saudável, achámos que com o conhecimento, ou know how ;)) que já temos, podemos ter um pouco mais de confiança nas nossas observações e vamos tentar sobreviver sem um pediatra. Confesso que não ter pediatra é sentir-me sem rede, é não ter aquele número de telefone a meio da noite, é ficar mais dependente de uma ida ao hospital ou de uma chamada para a saúde 24; mas se não houver nada de extraordinário, creio que as minhas crianças podem ser medidas e pesadas a "custo zero". Entre aspas porque claro que para alguma coisa servem os malditos descontos que fazemos para a SS e para o IRS, que eu cá resistirei até à última antes de me convencerem com a história dos seguros de saúde; e pronto calar-me-ei que se me ponho aqui a falar da SS e de TSUs e coisas afins dá-me já os nervos e ainda mando uns certos senhores para um sítio que todos sabemos!!!

6 comentários:

Paparoca disse...

Por aqui também optei por esse esquema com o meu filhote.
Até hoje tem resultado, e estou satisfeita :)

Marta disse...

Ficaste despachada de uma vez. Saíste de lá segura e satisfeita. Nada mais a comentar :)

Catarina disse...

Foi uma grande poupança! Eu quando engavidei pensei fazer o mesmo, mas fui corrida do centro de saúde... Na altura não tinha medico de família e ate me aconselharam fazer um seguro de saúde! Bem, fiquei com os nervos em franja e não pus lá mais os pés até a Laura nascer. Aí atribuíram-nos medico aos 3 e temos trabalhado em conjunto pediatra/centro de saúde. Mas já decidimos que assim que ela crescer um bocadinho deixa de fazer sentido irmos ao pediatra que a vida não está para luxos...

Tica disse...

Como sabes não tive obstetra nem tenho pediatra, não dou pela falta (e ainda bem não é? significa que não há doenças fora da rotina normal das crianças). As nossas consultas também são familiares, saímos todos despachados, sempre a horas. Seguros de saúde? Sou contra! Se estiveres mesmo doente, tipo cancros, transplantes, mandam-te logo para o raio que te parta! Não nos iludamos!

Anónimo disse...

Ainda bem! Eu nunca tive razão de queixa do centro de saúde da terra dos moliceiros..bem organizado, amáveis e compreensivos..o meu médico era excelente! Infelimente com o mudar de casa e terra..tive de mudar de centro de saúde...e já me cansei de esperar..ser mal atendida...prestar vassalagem à "sra. doutora", ter de marcar consultas só para dar uma palavra ao médico ou pedir uma receita...enfim!...Felizmente posso ter obstetra ( que não troco...é a dra.E!!) e posso ter pediatra para o garoto...mas sei de muita gente que não se pode dar a esse..."luxo"!
Mas é bom saber que nalguns casos a máquina funciona e presta de fato serviço público!!Os teus rebentos estão liiindos! Parabéns!
D

sofia costa disse...

O meu centro de saúde é excelente e gosto muito da minha médica mas confesso que não me consigo sentir segura sem obstetra e sem pediatra se um dia a coisa apertar claro que irei para o centro de saúde. Há mesmo alguns que têm pediatra tipo uma vez por semana...