4 de setembro de 2009

1ª consulta

Ontem levámos a Leonor à sua primeira consulta com o pediatra. O dr. Lima, que já nos conhece há muitos anos, observou-a pela frente e pelo avesso, mediu e pesou, deu alguns conselhos e o veredito foi muito positivo!
Desde que nasceu a nossa pequena já ganhou à volta de 750g, o que fez com que passasse dos 2556g iniciais para 3110g fora os cento e pouco gramas que ela perdeu logo à nascença. Sim senhor já tem peso de gente :D
O tamanho também aumentou, passou de 45cm para 50,5cm, ena ena! Isto faz com que já tenha abandonado os percentis mínimos de desenvolvimento e tenha passado para 25 (peso) e 50 (altura). Este resultado foi conseguido com a boa qualidade do leite materno o qual me foi dito que deve ser SEMPRE dado via mamoca, no entanto perdoem-me mas a minha teoria é: se não lhe tivesse dado o meu leite pelo biberão ela nunca teria ganho tanto peso e vitalidade, pois cansava-se ou adormecia antes de beber o leite da fase mais gorda :( Pelo biberão eu tenho a certeza de que ela bebe sempre tudo, desde o mais vitaminado (1ª fase do leite a sair) até ao mais energético/gordo (2ª fase do leite a sair).
Um conselho que o dr nos deu foi "Ler-lhe histórias", eu já tinha ouvido falar nisso e até já tenho alguns livros, mas em breve vou por a teoria em prática ;)
Para a semana voltamos ao consultório para pesar novamente!

5 comentários:

carla disse...

Oba, Oba!
Isto é que foi crescer e ganhar peso! Já estamos a ficar crescidas Leonor ;-)

Unknown disse...

Que bom que a Leonor está a crescer direitinho - claro que a via mamoca é a melhor, mas quando não dá, não dá e sem stresses...

Boa dica a leitura das histórinhas!

Anónimo disse...

ena... muito bem Leonor!!!

... e o pediatra da Helena também me disse a mesma história da mama... e a verdade é que com a Helena não comecei logo a dar com o biberão e ela não tinha aumentado o peso quando devia... agora já tem técnica e lá vai... (fora umas "mordidas" e uns puxões quando está a tentar encher a fralda ao mesmo tempo)

A Leonor quando for mais crescidita já consegue mamar tudo da mama :)

e ainda no outro dia li uma história... a Helena estava sempre muito atenta e ao fim lá se riu toda :)

Heidi disse...

ler histórinhas parece-me fazer TODO o sentido, digo eu a não entendida nestas matérias! :D

tem a ver com o tom de voz, e com o "embalo" das frases quando se está a contar uma história...

para além de que ela ouvia a tua voz lá dentro das águas :D quer continuar a ouvir ;)

Tica disse...

esta cena do leite ter fases é uma MEGA NOVIDADE, conta mais coisas completamente novas! é que tudo que tens contado após o parto é do mais novidade...

mas também fiquei maldisposta a ler só de pensar em leite gordo...