21 de setembro de 2009

O algodão não engana


Quando fui para a maternidade disseram-me logo assim "olhe nós aqui não aconselhamos a utilização de toalhitas de bebé", isto porque são muito abrasivas na pele fina do bebé. Por mim tudo bem, então o hospital disponibilzou-nos umas esponjas finas para molharmos à torneira e depois limparmos o bebé. O esquema funcionou para mim e até hoje continuo a não usar toalhitas na Leonor. Compro algodão em rama básico ou em formato quadrado para desmaquilhar e com uma tacinha de água limpo o rabo da Leonor quase a custo zero e sem correr o risco dela fazer alergias aos químicos presentes nas toalhitas comuns. Claro que eu também não sou fundamentalista, e em viagem não há nada mais prático, mas o facto é que é assustador ver a quantidade de espuma que sai de uma toalhita se a espremermos numa tacinha com água. Incrível é também ver os ingredientes das toalhitas! Eu não conheço a grande maioria dos químicos, mas pelo que já li algures é que os Parabenos são altamente nocivos e actuam ao nível das hormonas da reprodução, e o mais extraordinário é que a maior parte dos produtos para bebé contém esse químico.
Por este motivo eu continuo na minha, água do cano e algodão em rama, é barato, ecológico e minimamente seguro ;)

12 comentários:

MarianaS disse...

Olé!
Nos primeiros meses da Margarida, também segui essa orientação, tanto mais que tinha medo de a pele dela ser bastante reactiva.
O problema é quando o cocó passar a ser altamente malcheiroso e espesso (quando o bebé começa a comer para além de mamar)! aí não há mesmo hipótese, tens de passar para as toalhitas, a não ser que vás com ela sempre para o banho (coisa que eu faço frequentemente, tal a quantidade e os estragos do dito...!)
De qualquer forma, aproveito para dizer que já há toalhitas (alegadamente) sem parabenos: da linha natural da Corine de Farme.
Bjs!

Marta Mourão disse...

Era mesmo o que eu ía perguntar: e quando o cócó é mais abundante? Consegues limpar com algodão?
E já agora, usas algum creme anti-assaduras a seguir a esse ritual?
A propósito de compostos químicos, li há umas semanas sobre o Bisfenol A, presente na maioria dos biberões de plástico. Os biberões Flow são livres de Bisfenol A, mas também ligeiramente mais caros.

**SOFIA** disse...

Neste momento o cócó ainda não atingiu o nível máximo que a MarianaS fala, até porque a Leonor só tem 1 mês. Quando ela for mais crescida ou vou com ela para o banho ou então as toalhitas servirão igualmente bem;) Mas lá está, os quadrados desmaquilhantes do Jumbo são grandinhos e se calhar retirando a maior parte da "bomba" pode ser que dê para usar em conjunto com as toalhitas, até para não gastá-las em demasia :DD

em relação aos biberões, o Bisfenol A, pelo que percebi, é libertado quando o plástico é aquecido a altas temperaturas, nomeadamente no microondas. Sempre que eu aqueço leite no biberão eu faço da seguinte maneira: aqueço um dedo de água num copo de vidro e depois coloco o biberão lá dentro. Desta forma o plástico não aquece demasiado e o leite fica morno de forma mais uniforme. Eu tenho tido bons resultados assim :) De qualquer forma penso que se calhar os melhores biberões serão em vidro, eu não tenho nenhum mas uso o método que referi.

**SOFIA** disse...

esqueci-me do creme... para além da água da torneira uso a Primeira Água da Uriage, uso mesmo antes do creme e depois da água da torneira, mas nem sempre.
o creme é o da Avene, da linha de bebé, parece-me bastante bom, a Leonor nunca ficou assada, ou é do creme ou então temos tido sorte :D nunca usei outro e ainda estou na primeira embalagem.

Marta Mourão disse...

Do que li, acho que não tem só a ver com aquecer o biberon no microondas: "Os plásticos de números 3 e 7 são os que trazem maior risco de libertarem Bisfenol A após o contato com líquidos aquecidos ou detergentes fortes."
http://novidades-de-encantar.pt/home/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=88
Enfim, parece que não há ainda muito consenso neste tema, nem estudos suficientemente aprofundados. Mas dá que pensar.

Pinguina disse...

Aqui também recomendam só água e nao as toalhitas, nada mais. Eu lavo a Joana com água da torneira e lencos de papel para bebés. Quando o rabito fica mais vermelho uso um creme e quando a coisa se complica levo-a ao lavatório. Em viagem também uso as toalhitas.
Para ela comprei produtos sem parabenos, já durante a gravidez só usava produtos sem parabeno mas sao dificeis de encontrar e normalmente mais caros.

Ana disse...

Olá aa todas!
Eu vou usar c a minha Mariana fraldas e toalhitas reutilizáveis.
Se quiserem, um dos pontos de venda é no site www.ecologicalkids.pt

Bjinhos

**SOFIA** disse...

Olá Ana, bem-vinda aqui ao nosso tasco! obrigada pela tua opinião e volta sempre ;)
beijinhos sofia

Unknown disse...

Eu tb n uso toalhitas, e a Laura já come sopinha, portanto os cocós são daqueles - uso sim compressas embebidas na primeira água da uriage e até agora não há assaduras. O creme que uso é o velhinho halibut, porque a Laura não se deu bem com o creme barreira da uriage.

Unknown disse...

Ah, e este método é óptimo mesmo em viagem!

MarianaS disse...

Acreditem: quando o cocó é avassalador, nem as toalhitas nos valem, é mesmo banheira!
Quanto aos cremes barreira: da minha experiência de 17 meses e várias marcas, e após estes cocós atómicos da Margarida (atenção, ficam particularmente maus aquando da rebentação dos dentes, por causa da acidez), recomendo o Eryplast da Lutsine (já se vende no supermercado) ou a pomadinha amarela Mytosil.
Quanto aos biberons não sei ajudar pq n tenho experiência e o material reutilizável ainda não tive coragem de experimentar...
Bjs

Anónimo disse...

bem... primeiro a água del cano...mas confesso que as toalhitas dão muito jeito... quando vi este post lembrei-me de um site que tinhas recomendado o http://www.cosmeticsdatabase.com/ e fui lá cuscar novamente... sempre dá para saber o que evitar
...agora uso as huggies pure... e até são das mais baratas..."gentle cleaning like cotton wool& water" foram as que me pareceram com menos ingredientes (8 contra 15 da dodot) embora uns sejam da lista dos mauzzz,
também uso a 1ª agua da uriage e mesmo essa tem os seus quês... acredito é que usado com moderação se minimizam os riscos... com estas toalhitas uso apenas uma ou duas em cada muda... e é o suficiente, não são muito húmidas como as das restantes marcas...e desde que as usamos a Helena já não tem assaduras há bastante tempo... quando as tem uso o creme vitaminado da mustela... desta marca a helena recebeu produtos de presente... que temos vindo a usar a té acabar...também tenho a mousse lavante que é não tem parabenos, conservantes, colorantes, sabão, nem perfume...
vamos indo e vamos vendo ;)