25 de setembro de 2009

Puzzles didáticos vs. Puzzles tóxicos

Acordar cedo faz com que venha à internet espreitar as notícias do dia, e foi assim que li esta que vinha no Público e que passo a citar na íntegra:

"Estudo revelado na revista Deco-Proteste
Tapetes-puzzle de espuma têm químicos perigosos para as crianças
24.09.2009 - 22h06 Andrea Cunha Freitas

Os populares tapetes feitos de espuma que formam um puzzle no chão, animados por letras e números, não são seguros para as crianças. Segundo um estudo revelado na edição de Outubro da Deco/Teste Saúde, estes artigos contêm químicos perigosos para a saúde. Entre os oito tapetes à venda testados em Portugal, apenas um foi considerado seguro e isento de tóxicos como a formamida. Uma directiva europeia aprovada em Junho de 2009 será capaz de retirar estes produtos do mercado a partir de 2011, mas a Deco diz que “as crianças portuguesas não podem esperar”.


Oito puzzles irrespiráveis” ou “mergulhos de risco” são alguns dos alertas em destaque no estudo. “Analisámos oito puzzles, todos com marca CE, e não podemos recomendar nenhum sem restrições. Sete incluem formamida, proibida pela nova directiva europeia, e todos contêm solventes irritantes”, diz a Deco. Entre os puzzles chumbados estão: “New textures Eva Puzzle Mat, Bruin/Toys’rUs 9417-12-18PZ, Ante Eva Quebra-cabeça, Vidal Foam Puzzles ST-1009, Vida Eva Puzzle Mat 36 PCS 1106, My First Sun Mats Puzzle Box e Vidal Floor Puzzle”

O que é a perigosa formamida? É uma substância usada para reduzir os maus odores e que “está classificada como tóxica para a reprodução: na gravidez, pode atrasar o desenvolvimento do feto e causar aborto. Inalada em grande quantidade, exige cuidados médicos. Quando ingerida, põe a vida em perigo”. Foi encontrado também amoníaco e outros solventes nocivos que podem causar irritações na pele, nos olhos e nas vias respiratórias.

Há ainda um preocupante aviso da Deco para os consumidores: “A marca CE não é garantia de qualidade. Este símbolo é afixado na embalagem pelo fabricante, sem controlo das autoridades.”

Os brinquedos usados para amparar as quedas das crianças são frequentemente alvo de outras descobertas e, muitas vezes, levados à boca nas indigestas provas dos mais pequenos. Nos oito casos testados, a embalagem aconselhava a utilização destes tapetes por crianças com mais de três anos, mas a Deco avisa que este limite não é mais do que um “subterfúgio dos fabricantes, para não arriscarem a violação das regras mais apertadas dos brinquedos de bebé”.

O estudo refere que a emissão de químicos “diminuiu 60 por cento após 14 dias fora da embalagem”, aconselhando-se que coloque o produto a arejar antes de o deixar nas mãos das crianças. A acção envolveu associações de consumidores de outros três países, totalizando 34 tapetes testados. As embalagens também foram inspeccionadas e, em Portugal, três delas continham substâncias perigosas e devem deitar-se fora, recomenda a Deco.
"

Confesso que sempre que via as embalagens de peças pensava, ok é giro, pode eventualmente ser didático, mas cheira mal e dá uma trabalheira para arrumar. Apesar de avisos como este julgo que os objectos, em geral, sofrem de uma grande falta de explicação dos seus componentes. Ou seja, quando nos dizem que há biberões que libertam químicos nocivos a altas temperaturas, nós não conseguimos saber pela embalagem quais são os pláticos que constituem esses biberões. Ao contrário das embalagens de alimentos, os objectos não têm descriminados os seus "ingredientes", só dizem "Made in China", será isso suficiente para pormos de parte a sua compra? De acordo com o artigo parece que não, uma vez que a marca CE também não é 100% segura.
De qualquer forma penso que com este artigo está mais que visto que a manta alentejana que tenho lá em casa serve perfeitamente!

4 comentários:

Marta Mourão disse...

E qual será o único tapete que passou nos testes?

**SOFIA** disse...

Pois... também me interroguei!

Tica disse...

Eu tenho a DECO, posso ver... mas a diferença deste para a manta, é que a manta escorrega e lá pelos 12 meses. vais perceber. Eu já vi quartos de putos com o chão forrado assim e dá muito jeito! É pena ser perigoso.

Anónimo disse...

Mas que grande complicação...
Enquanto é pequenino, basta um edredon colocado no chão. De preferencia pesado ou então com umas coisitas pesadas nas pontas.
Quando for maiorzinha e começar a gatinhar arruma-se o edredom.
O tapete da sala, que é alto, de lâ, cobria-o com um lençol. Dava para entalar e ficava esticado.
Se o chão é de soalho, só precisa de ser lavado. É o mais seguro.
Essas mantas com fios vão ser muito lambidas e xuxadas.
Sandra Coelho