12 de janeiro de 2014

2/52 de 2014

Parece impossível, mas após viver em Aveiro há não sei quantos anos, esta foi a primeira vez que fui à festa de em honra de S. Gonçalinho. Eu não sou muito de festividades religiosas, mas esta tem um mix de religioso-cómico, onde o povo se reúne à volta da capela do santo para apanhar cavacas doces que são atiradas do telhado da mesma. Infelizmente não estava uma enchente de gente, fomos pelas 11 da manhã, mas assim até deu para as crianças circularem à vontade no adro, verem a igreja por dentro, correr para apanhar cavaquinhas. Foi uma festa!!




"a portrait of my children, once a week, every week, in 2014"

Ela: apanha (do chão) a sua primeira cavaca e corre até nós radiante!
Ele: ouve com a máxima atenção a cantoria que lhe é feita em jeito de serenata.
Eles: o momento em que ela dá um bocado da sua cavaca ao irmão. Adoro estes momentos de partilha

***

Achei que vos podia deixar mais umas fotografias do contexto da festa! É gira, há barraquinhas de doces, música ao vivo, missas e muitas cavacas a cair do céu! Todos os anos no fim-de-semana mais perto do dia 10 de Janeiro. Apareçam pá! :D

Eles e o Sr. das Cavacas

Eles junto à capela de S. Gonçalinho

O povo e as artimanhas da apanha da cavaca (cavaca a ser atirada - ponto branco!)

O orgulho da minha filha

Haverá festa mais fixe do que esta?

3 comentários:

mysupersweettwenty disse...

Eu sou de Aveiro (não da cidade, mas do distrito) e ainda não conheço essa tão famosa festa!

Anónimo disse...

gosto imenso da foto numero 1!
(se comentei muitas vezes, apaga, porque nao sei porque nao estou a conseguir ter uma mensagem de sucesso)

carla disse...

nunca fui....