10 de janeiro de 2014

Kinfolk Table - o livro do convívio à mesa


Dias antes do Natal decidi comprar este livro, Kinfolk Table, para oferecer ao meu marido (e a mim própria). Ainda não tinha comprado nada (à excepção de dois magníficos pares de pantufas da serra) e numa noite detive-me a tentar perceber o que girava em torno deste livro que toda a blogosfera falava.
Investiguei o site, vi as revistas, vi os filmes, vi várias páginas do livro e fiquei rendida ao estilo quase Shaker de todo o ambiente. Fotografias lindíssimas, muito bem tiradas e editadas, uma paginação sem grandes artefactos e um conteúdo cativante - a escolha estava feita. Ele ficaria com a parte dos textos, eu ficaria com a parte de fotografia :D

O livro aborda vários testemunhos, sobretudo de autores de receitas que já apareceram nas revistas. Não são propriamente chefs, mas sim, pessoas comuns, designers, bloggers, donas de casa, aposentados, decoradores, professores, uma infinidade de atividades e que têm um mesmo denominador comum: o gosto de se sentarem todos à mesa e desfrutarem da companhia de outras pessoas. Partilhar uma refeição, seja com uma pessoa, seja com 20, o que interessa é sentarem-se todos e divertirem-se. As receitas são simples, os ingredientes são maioritariamente comuns e as medidas estão em chávenas/colheres, onças e gramas - não há que errar!


Aqui por casa também gostamos muito de receber os nossos amigos e familiares, embora tenhamos pouco espaço e algumas condicionantes por causa das sestas e horas de deitar noturnas, o que nos dá gozo é ter cá toda a gente, abrir a mesa, usar o nosso "serviço bom", pôr coisas de petiscar e outras de servir. Por norma fazemos a maior parte das coisas, entradas, prato principal e sobremesa, no entanto é também sempre uma emoção quando os nossos convidados nos brindam com surpresas e ajudas inesperadas. A televisão está desligada ou a dar música e os almoços esticam-se quase até ao lanche, os jantares até ao início da madrugada, sempre animados com boas conversas. Sempre!

As nossas crianças já estão a entrar no ritmo, desde os 6 meses que comem sempre às mesmas horas que nós, que se sentam à mesa connosco, com maior ou menor confusão, as refeições são sempre e sem excepção, momentos de convívio e é essa a educação/cultura que lhes queremos passar. Quando chega o povo convidado é festa a dobrar porque as crianças percebem logo o que se passa, sentam-se à mesa connosco, por vezes portam-se mal, mas apesar dos nervos que isso às vezes (me) pode causar, o facto é que é normal haver deslizes, e no fim toda a gente gosta e os encontros repetem-se invariavelmente pela vontade de todas as partes.

Quem gostar de receber, cozinhar, pôr mesas compostas e apreciar bonitas imagens acho que vai gostar muito deste livro. Eu comprei-o na Venda, enviei uma mensagem via facebook e quase de um dia para o outro chegou às minhas mãos. Podem também pedi-lo na wook.pt ou na internacional amazon.com, bem como no próprio site da editora.


fotografias Kinfolk.com