17 de janeiro de 2010

Sopa - mega-desafio


Aos 5 meses introduzimos a sopa. O prognóstico era reservado. O resultado é um drama.
Ainda só demos duas vezes e ela não gosta nem um pouco, apostámos na abóbora e batata e as primeiras colheradas conseguimos enganá-la, mas quase imediatamente ela rejeita, faz cara feia, chora, bate com as mãos. Após alguma insistência conseguimos que ela coma algumas colheres mas depois damos a fruta e ela fica mais satisfeita. Isto com o tempo vai lá, temos a certeza, mas é interessante reparar que eles tão pequenos já conseguem diferenciar os gostos.
Comprei batata doce e ainda esta semana vamos experimentar, pode ser que o resultado seja melhor :)

Neste momento ela adora:

- qualquer papa Nutribém, pêra rocha, clementina, maçã bravo-esmolfe e papaia

gostaríamos também de experimentar o abacate, dióspiro, e insistir com a banana.

Para nos dar ideias de menus apelativos temos um livro muito jeitosinho chamado "1,2,3 uma colher de cada vez", da difel. Neste livro podem encontrar-se variadíssimas receitas de acordo com os meses/anos das crianças. Frutas com legumes, cereais com fruta, iogurtes com fruta, entre outras combinações. É muito porreiro e recomendo.
Amanhã vamos misturar o puré de batata-abóbora com uma maçã bravo-esmolfe - estamos espectantes!

Algo que me aborrece nestas questões da alimentação é a bonecada insistente dos babetes. Oh senhores porquê decorais os babetes das refeições? Outro dia, prevendo uma necessidade maior de usar babetes turcos+plástico agarrei nos primeiros (e únicos) que vi no supermercado, são daqueles que até têm os dias da semana... Bem, a rapariga fica colada ao babete e não larga aquilo, esteja limpo ou badacolho é sempre uma festa ver tantas cores, depois é sempre boa ideia meter as mãos na cara, olhos e quem sabe até no cabelo. Aconselho vivamente a quem anda com ideias de comprar este artigo que se lembre das minhas palavras e que procure um lisinho sem decor...

7 comentários:

Nave disse...

Eheh! Eu ando há quase 2 semanas a tenatr que coma alguma sopa e acho que hoje é que ele a comeu toda! Logo hoje que era um resto de ontem e era pouquinha, mas eu achei que dava, porque nunca come nada de jeito!!Ainda só lhe dei pêra e maçã, sendo que a primeira é que é a adorada. Papas gosta de todas.... Isso de pôr abóbora e batata doce na sopa recomenda-se? E já pode comer esses frutos tods? Banana? Isto dos pediatras, raios, cada um diz sua coisa!!!

miriam disse...

=)) a primeira que lhe dei foi de batata + cenoura! ;) como não tinha comido ainda papa comeu bem sem dramas. depois acrescentei um bocadinho de alface. depois a abóbora... etc... detesta abóbora. pode ser do sabor intenso que a leonor também não goste. experimenta com cenoura. eu agora faço quase sempre também com batata doce. ele come muito melhor ;)
ah e também não gosta de cebola e de nabo.
ainda não lhe dei nem dióspiro nem abacate. só mesmo maça (várias qualidades), pêra e banana ;)
o teu médico não te deu um papelinho com o esquema alimentar? o meu deu-me assim com tudo direitinho, com a ordem dos legumes (uma que ele propões) etc. se quiseres posso digitalizar e enviar-te ;)
beijos.

Anónimo disse...

vais ver que daqui a um mês.... vá lá...dois... ela come a sopa toda... a Helena agora come duas x por dia a sopa... ah pois é :D
os babetes... a minha mãe acho que os comprou no mercado em S.João... hmmm como nós pomos o babete/oleado com mangas pra ela comer... nem se mexe lol mas gosta de ver os babetes e meter na boca.. "pode ser que saiba a qualquer coisa" o pior é quando ela insiste em por a mão nos pratos...

sofia disse...

A sopa levou-nos quase 3 semanas a ser bem aceite. Mas com a I foi logo tudo com a sopa, pois foi o 1º sólido a ser introduzido
A batata doce ajuda, acredita :)
agora fiquei espantada foi com a clementina e a papaia! Já????
A I. só provou papaia aos 6 meses e citrinos aos 9...
Pera abacate por cá nunca teve sucesso
Boa continuação

Su disse...

Adoro o teu blog... está um must! Farto-me de rir ;)

Unknown disse...

Olá. Tens mesmo de adoçar a coisa com a batata-doce ou/e maçã. O Martim adora sopa. Mas é natural que, no início, ela estranhe o sabor.
Espero que as próximas tentativas sejam melhores.
Beijinhos

disse...

Olá Sofia,

Pois...nem sempre é fácil :-)

Uma opinião, eu tb já tentei dar a sopa à Marta com ela sentada ao meu colo e é mto. mais difícil pq se mexem imenso e estão sempre a virar a cara, o melhor é senta-las (eu sento-a no carrinho)e ficar-mos de frente para elas, cara a cara. Eu vou cantando "atirei o pau ao gato" e ela ri-se logo com a boca aberta e eu pumba...entra logo uma colher de sopa :-)

Bjinhos