Aos 5 meses introduzimos a sopa. O prognóstico era reservado. O resultado é um drama.
Ainda só demos duas vezes e ela não gosta nem um pouco, apostámos na abóbora e batata e as primeiras colheradas conseguimos enganá-la, mas quase imediatamente ela rejeita, faz cara feia, chora, bate com as mãos. Após alguma insistência conseguimos que ela coma algumas colheres mas depois damos a fruta e ela fica mais satisfeita. Isto com o tempo vai lá, temos a certeza, mas é interessante reparar que eles tão pequenos já conseguem diferenciar os gostos.
Comprei batata doce e ainda esta semana vamos experimentar, pode ser que o resultado seja melhor :)
Neste momento ela adora:
- qualquer papa Nutribém, pêra rocha, clementina, maçã bravo-esmolfe e papaia
gostaríamos também de experimentar o abacate, dióspiro, e insistir com a banana.
Para nos dar ideias de menus apelativos temos um livro muito jeitosinho chamado
"1,2,3 uma colher de cada vez", da difel. Neste livro podem encontrar-se variadíssimas receitas de acordo com os meses/anos das crianças. Frutas com legumes, cereais com fruta, iogurtes com fruta, entre outras combinações. É muito porreiro e recomendo.
Amanhã vamos misturar o puré de batata-abóbora com uma maçã bravo-esmolfe - estamos espectantes!
Algo que me aborrece nestas questões da alimentação é a bonecada insistente dos babetes. Oh senhores porquê decorais os babetes das refeições? Outro dia, prevendo uma necessidade maior de usar babetes turcos+plástico agarrei nos primeiros (e únicos) que vi no supermercado, são daqueles que até têm os dias da semana... Bem, a rapariga fica colada ao babete e não larga aquilo, esteja limpo ou badacolho é sempre uma festa ver tantas cores, depois é sempre boa ideia meter as mãos na cara, olhos e quem sabe até no cabelo. Aconselho vivamente a quem anda com ideias de comprar este artigo que se lembre das minhas palavras e que procure um lisinho sem decor...